domingo, 20 de novembro de 2011

É A GOTA D'ÁGUA!!


Estes dias assisti um vídeo no youtube muito interessante, intitulado: "É A GOTA D'ÁGUA". Comecei a assistir aquilo encantado inicialmente com a preocupação e o engajamento de todos aqueles artistas reunidos em prol da preservação da natureza e da cultura dos povos indígenas . No entanto ao longo do vídeo fui percebendo algumas distorções de idéias e ví que algumas coisas que eles diziam soavam muito estranho. Pois bem, inicialmente concordei com os exatos primeiros um minuto e trinta segundos do vídeo. Entretanto percebi que por trás daquele belo discurso havia muito interesse envolvido.
Então vem a seguinte afirmação muito impactante e enfática do ator Eriberto Leitão: "A Usina de Belo Monte vai alagar, inundar, destruir 640Km² de floresta amazônica!"
Apavorante não?! Isso para o leitor é algo de proporções planetárias! O discurso tem a intenção de nos dar uma idéia de uma hecatombe ambiental! No entanto esse monstro dimiui de tamanho se você considerar que a Amazônia tem 5.500.000 km², este pequeno detalhe não foi considerado no vídeo. Portanto essa "tragédia" inundaria 0,01% da Amazônia. A aí então fazemos uma singela pergunta: Qual é a área da floresta que é desmatada anualmente? 19.000 km². Atualmente. Então o "estrago" que Belo Monte fará é quase que insignificante se comparado ao tamanho do desmatamento anual da região. E todo esse desmatamento até hoje pelo que tudo indica não ocasionou drásticas mudanças no clima do planeta. Quero que os caros leitores entendam que não sou entusiasta da destruição do meio ambiente, longe de mim essa pecha, destruição é destruição em maior ou menor escala! No entanto sabemos que se faz necessário ficarmos atentos ao tipo de discurso que está sendo utilizado para justificar a defesa de certas opiniões, por mais que esteja cheia de glamour e de artistas "globais", devemos observar atentamente as verdadeiras intenções desse discurso. Pois o vídeo quase nos faz acreditar que a inundação de uma área de 640km² provocaria uma destruição de proporções jamais vistas na terra!
Então nas próprias palavras daqueles artistas comecei a detectar um fenômeno suspeito, algo que está enraizado em nossa cultura atual ,a cultura da aceitação do discurso coletivo. Quando observamos ao longo do vídeo todo mundo começa a concordar e tendo 19 artistas concordando como um coral em torno da mesma idéia, qualquer pessoa pode de maneira despercebida concordar também, claro é o seu artista favorito que está La defendendo uma idéia "do bem"! o que é que tem eu apoiar também?!- esta é mais ou menos a reação de quem assiste ao vídeo. Mas cá entre nós, sabemos que aqueles artistas foram contratados, eles tiveram os seus cachês devidamente pagos, agora pagos por quem? A quem interessa esse discurso? Seria muita ingenuidade de nossa parte pensar que aquele pessoal se reuniria espontaneamente para defender uma causa que não tem absolutamente nada haver com o seu trabalho como atores. Quer dizer que do nada aquele povo alí virou militante da causa dos mais necessitados? Veja bem não vamos subestimar a inteligência alicerçada em evidências!

Minhas suspeitas se confirmaram no momento em que a atriz Ingrid Guimarães sentencia: "Vocês entendem se agente conseguir uma enorme quantidade de assinaturas, agente pode PARAR ESSA OBRA".
Hum... Agora você percebeu aonde eles querem chegar? depois de tanto "arrodeio"? PARAR A OBRA. Para esses artistas é simples assim. Pois então eles não pararam pra pensar nos milhares de pais de famílias que estão trabalhando nessa obra, este empreendimento pode gerar milhares de empregos durante 10 anos! ou seja é comida na mesa de quem precisa durante todo este tempo, sem falar naqueles que já se planejaram e adquiriram casas para morar confiantes de nessa obra terem o dinheiro para cobrir as despesas para pagamento de sua casa própria. Quantos técnicos de segurança do trabalho não terão oportunidades? Quantos soldadores, carpinteiros, armadores, montadores, eletricistas enfim um verdadeiro exército de trabalhadores que precisam ganhar o seu pão de cada dia, não se beneficiarão? E vale ressaltar que a maioria das pessoas que trabalharão nesta obra é das regiões norte e nordeste. Ou seja, haverá muita circulação de recursos nesta parte do país em função da movimentação financeira provocada pelos salários desses trabalhadores, sem falar da compra e venda de materiais para a execução da obra, sendo assim essa circulação de capital trará muitos benefícios para centenas de famílias! Fora os benefícios proporcionados pela geração de energia após a conclusão da usina. Aí quer dizer que é um bonitinho ou uma bonitinha da rede globo que gravou aquele vídeo nos melhores estúdios do Rio de Janeiro, no conforto dos seus ar-condicionado usando o discurso ambientalista que vai dizer o que é melhor para os trabalhadores e empreendedores do Brasil? E o que mais me irrita é que eles dizem que estão "criando uma onda de conscientização".Então quer dizer que tirar o emprego de milhares de trabalhadores é conscientização? Então não acompanhei a mudança radical que ocorreu no significado deste teste termo!
Devemos ficar atentos aos perigos da mentalidade ambientalista, pois se ela for utilizada de forma irresponsável pode trazer sérias conseqüências para muitas pessoas, pois por detrás do discurso de preservação ambiental, pode está escondido a preservação dos interesses daqueles que patrocinam esse tipo de campanha publicitária.
E por ser uma obra governamental, fatalmente alguém que não conseguiu uma fatia do bolo ficou muito chateado, resolveu bagunçar, contratou 19 atores da rede globo e lançou lama no ventilador usando um discurso aparentemente nobre - defesa do meio ambiente e em favor da minorias que habitam aquela região - pra falar a verdade esse discurso tá tão na moda que até os partidos políticos estão" esverdeando" suas bandeiras pra atrair os votos dos milhares de simpatizantes da causa ambiental.
Não sou um artista global, não sou empresário, não sou político ( e nem pretendo) e não vim em nome de partido. No entanto sou um cidadão preocupado com os meus semelhantes. Então enquanto você ler esse texto várias pessoas estão assistindo aquele vídeo e assinando aquela petição, sem refletir exatamente sobre os verdadeiros interesses que estão por trás daquele discurso, não fui pago ou patrocinado por ninguém, ouço apenas a voz da minha consciência que se irrita com a falta de respeito com que tratam a nossa inteligência. Então eu faço também um apelo para não assinarem aquela carta e repassar esse texto para mais 10 amigos, vamos fazer uma verdadeira onda de conscientização! Não deixemos que interesses mesquinhos disfarçados de bom- mocismo, tire o emprego e o alimento da mesa dos milhares de brasileiros que precisam trabalhar! Vamos varrer a hipocrisia e dar um basta no desrespeito a todos os brasileiros que querem apenas viver com dignidade.
Cristiano Maia
Cidadão brasileiro.


(Texto escrito pelo meu grande amigo e eu apoio! Vamos la galera passem adiante pra mais dez amigos (a).)


Por Condessa Suy

Nenhum comentário:

Postar um comentário